'Todo mundo começou a chorar', diz irmão de desaparecido na França
Robson Amorim de Freitas, de 32 anos, fez contato com a família após reconhecer sua imagem em um dos cartazes espalhados na região parisiense
O estudante Robson Amorim de Freitas, de 32 anos, que estava desaparecido em Paris, foi encontrado na madrugada de terça-feira, ao pedir ajuda a outro brasileiro nos arredores da Praça da Bastilha, a 38 quilômetros do aeroporto Charles de Gaulle, local em que fez o último contato com a família.
Após uma ligação para os familiares do Brasil, o capixaba foi levado para casa do primo, Wemerson Silva Freitas, que também ajudava nas buscas e mora na capital francesa. Robson reconheceu sua imagem em um dos cartazes espalhados na região parisiense e pediu ajuda a um brasileiro, chamado Thiago, que trabalhava de madrugada retirando publicidades das ruas, segundo informou a Rádio França Internacional, também conhecida como RFI.
Familiares conversaram com Robson por uma chamada de vídeo. Segundo relatos à rádio francesa, com lapsos de memória, o brasileiro só identificou a irmã Cynthia, após ela responder ter recebido dele um brinco como presente de aniversário.
"Quando ele apareceu na tela do celular, ninguém acreditou, todo mundo começou a chorar; eu, minha mãe e meu pai ficamos muito emocionados, muito felizes", contou Pedro Henrique, irmão de Robson, em entrevista à RFI.
"Quando ele nos viu, caiu a consciência. Ele ficou mais tranquilo e pediu: "Mãe, compra uma passagem urgente e vem me buscar", disse.
A foto de Robson e a tela da conversa também foram compartilhadas nas redes sociais de Pedro para informar que o irmão foi encontrado: "Meu coração se alegra. Não sei explicar com palavras a alegria de ter te encontrado. Deus sempre esteve cuidando de você meu irmão! Quero agradecer ao Thiago por ser um anjo enviado por Deus para estar ali naquele momento. Agradeço também ao grupo de voluntários, e todos as pessoas que nos ajudaram na divulgação. Agradeço as orações de todos! Deus ouviu nosso clamor pela sua vida meu irmão, e hoje podemos descansar e saber que você está bem! E em breve estará aqui conosco, nossa família esta aqui te esperando! Te amo meu irmão, estamos indo te buscar!!! “, escreveu Pedro no Instagram.
Descansando na casa do primo, o estudante passa bem e não vê a hora de voltar para casa:
"Na chegada em casa, ele tomou banho, jantou e foi dormir. Hoje, já levantou cedo, totalmente bem, tomou café (da manhã) e voltou a dormir", contou o primo que disse que Robson "não se queixou de nada".
"Disse apenas que queria que tudo se resolvesse e que a irmã viesse buscá-lo para voltar aos braços da família. Agora a gente vai ficar cuidando dele. A preocupação agora é a saúde dele, para que ele se recupere bem. É indescritível a sensação da energia que o pessoal passa, tem ajudado bastante. Isso vai ser fundamental na recuperação do Robson, que ele se sinta amado por toda a gente", disse Wemerson. Robson deverá ser examinado ainda hoje por médicos para avaliar seu estado de saúde.
Os irmãos Pedro Henrique e Cynthia se preparam para viajar à França. Eles esperam embarcar nesta quarta-feira para Paris, onde virão encontrar o irmão e levá-lo de volta para o Brasil.