São Paulo completa 468 anos: Veja 15 curiosidades sobre a capital paulista

Maior metrópole da América do Sul completa mais um ano de existência neste dia 25

A cidade mais populosa da América

Fundada em 1554 por padres jesuítas, São Paulo é a cidade de maior população da América, com 12,33 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Abriga a primeira faculdade de Direito criada no país

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), também conhecida por Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, divide com a Faculdade de Direito de Recife o posto de faculdade de Direito mais antiga do país. Ambas foram criadas em 1827 e, ao longo de quase dois séculos, formaram inúmeras personalidades notórias da história do Brasil.

USP/REPRODUÇÃO

Mercado Municipal de São Paulo e o papel na Revolução de 32

Com construção iniciada em 1928, o tradicional Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como Mercadão, teve um importante papel durante a Revolução Constitucionalista de 1932: foi usado como depósito de armas durante a guerra. Apenas no ano seguinte, em 1933, o prédio passou a funcionar como Mercado Municipal

Reprodução

Avenida Paulista já teve outro nome

Em 1927, uma lei decretou que a Avenida Paulista passaria a se chamar Avenida Carlos de Campos, em homenagem ao ex-presidente do Estado, nome do cargo de governador à época, morto naquele ano. O nome, porém, não caiu no gosto da população e, em 1930, a avenida mais famosa de São Paulo voltou a ter seu nome original.

Reprodução

Palco da Semana de 22

Marco oficial do Modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu diversos artistas no Theatro Municipal ao longo dos dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Apresentações musicais e conferências intercalavam-se às exposições de escultura, pintura e arquitetura, e introduziam ao cenário brasileiro as novas tendências da arte, influenciadas pelas vanguardas europeias e pela renovação geral no panorama da arte ocidental.

Reprodução

Touradas em São Paulo

No século XIX, a cidade de São Paulo foi palco de eventos como a polêmica tourada, também conhecida como tauromaquia. A primeira aconteceu em 1932, na Praça da República, à época conhecida como Largo dos Curros.

Reprodução

Capital dos ratos

Há mais ratos do que pessoas em São Paulo. Segundo a última estimativa do Centro de Controle de Zoonoses do município, há pelo menos 15 vezes mais ratos que pessoas em São Paulo, o que significa cerca de 160 milhões de animais pelas ruas da cidade.

Reprodução

Capital mundial dos helicópteros

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), a cidade de São Paulo possui atualmente mais de 50 mil helicópteros utilizados para fins civis e militares, o que corresponde à maior frota do transporte no mundo inteiro.

Reprodução/Gov.SP

Maior cemitério da América Latina

O maior cemitério da América Latina fica na Zona Leste da cidade de São Paulo, no bairro de Vila Formosa. Segundo a subprefeitura de Vila Formosa, mais de 1,5 milhão de pessoas estão enterradas no cemitério municipal, que foi inaugurado em 1949.

Foto - Eduarda Esteves

São Paulo já elegeu uma rinoceronte como vereadora

Em 1959, Cacareco, uma rinoceronte fêmea apesar do nome, foi 'eleita' para uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de São Paulo. O animal teve quase 100 mil votos dentro de um universo de 1.120.000 eleitores aptos a votar na capital. A candidatura do animal foi feita em protesto pelo jornalista Itaboraí Martins, que na época trabalhava no jornal "O Estado de S.Paulo".

Reprodução

Fofão, o ônibus urbano de dois andares

A cidade de São Paulo já teve ônibus urbanos de 2 andares no sistema municipal. Inaugurados em 1987, eram apelidados de fofão devido aos assentos arredondados. O veículo carismático, porém, teve vida curta. Foi desativado em 1993. Dentre os motivos, as frequentes colisões com a rede de trólebus, a existência de viadutos baixo e a escassez de profissionais capacitados para a manutenção da frota.

SPTrans/Reprodução

São Paulo tem um ginásio de Sumô

É isso mesmo. Inaugurado em 2011, o Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, recebe mais de 100 praticantes do esporte. Ele é o único ginásio público de sumô fora do Japão.

Reprodução/Secretaria dos Esportes de SP