15/1 na história: ataques à ONU na Faixa de Gaza marcam data

Em 15 de janeiro, mais de 110 ataques vindos de Israel para a Faixa de Gaza atinge sede da ONU. O bombardeio ainda mata Said Siam, ministro do Interior do Hamas. Além disso, nesta data a primeira mulher, Michelle Bachele, vence as eleições presidenciais no Chile e governa o país.

2006 - Michelle Bachelet é a primeira mulher a governar o Chile

A candidata governista Michelle Bachelet, venceu as eleições presidenciais no Chile em 15 de janeiro de 2006. Ela foi a primeira mulher a governar o país. Bachelet é membro do Partido Socialista do Chile.

reprodução%3A Twitter

A socialista Michelle Bachelet foi reeleita

Michelle ganhou por 53,51% dos votos válidos contra 46,48% de seu adversário Piñera. A política ainda foi reeleita em 2014, permanecendo no mandato até 2018. Ela também foi a primeira a vencer duas eleições presidenciais na história do país.

Reprodução%3A Redes Sociais

2009 - Israel faz 110 ataques na Faixa de Gaza e atinge prédio da ONU

Em 15 de janeiro de 2009, Israel fez mais de 110 ataques na Faixa de Gaza e mata Said Siam, ministro do Interior do Hamas. Os bombardeios também atingiram emissoras de TV, um prédio da ONU e hospitais.

Reprodução%3A Redes Sociais

Conflitos entre Israel e a Faixa de Gaza

Israel disse que tratou-se de uma operação conjunta do Exército com o Shin Beth (serviço israelense de segurança). O irmão do líder do Hamas, Iyad Siam, e uma terceira pessoa também morreram. O conflito entre Israel e a Faixa de Gaza é o mais longo de toda a história. Iniciado na década de 1940, as divergências perduram até hoje.

Reproducao%3A Youtube