MG: Bombeiros voltam atrás sobre barragem e falam em transbordamento
Corpo de Bombeiros voltou atrás sobre possível rompimento de barragem na região de Belo Horizonte
Após a suspeita do rompimento da barragem da Mina de Pau Branco, no município de Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) , o Corpo de Bombeiros informou que foi apenas uma estrutura de contenção da água acumulada pelas chuvas dos últimos dias que transbordou.
Primeiramente, a corporação havia comunicado à imprensa o rompimento da barragem, no entanto, após investigações, divulgou minutos depois que um dique transbordou por conta das fortes chuvas que atingiram a região .
Devido ao fluxo de lama e água, um trecho da rodovia BR-040 precisou ser interditado. Imagens do local foram compartilhadas por moradores nas redes sociais .
"Em decorrência da quantidade de água, houve um transbordamento, e essa água acabou atingindo a região da BR-040, que permanece fechada nessas imediações [...] Não há nenhuma vítima fatal ou comunidade que esteja em risco neste momento que demande qualquer tipo de ação de evacuação", afirmou o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação.
Segundo os bombeiros, até o momento, uma pessoa ficou ferida com o incidente.
Ao iG , a Vallourec, empresa responsável pela estrutura, informou que "houve transbordamento de um dique" e que "não se trata de rompimento de barragem". De acordo com a companhia, equipes estão atuando no local.
O dique, segundo a assessoria, é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata de uma barragem de rejeitos de mineração.
Após o transbordamento, além da interdição da rodovia, as sirenes da estrutura foram acionadas, conforme o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), diz a nota. "A Empresa já acionou os órgãos competentes e está trabalhando em conjunto com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos. De acordo com as apurações preliminares, não há o registro de vítimas", concluiu o texto.
Chuvas em Minas Gerais
Com a temporada de chuvas que acompanha o Brasil durante o verão, algumas regiões do país sofrem com as consequências dos aguaceiros. Em dezembro de 2021, além do sul da Bahia, o norte de Minas Gerais também foi atingido pela alta precipitação, deixando milhares de pessoas desabrigadas .