Distrito Federal suspende festas públicas e privadas no carnaval
Decreto foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial
O governo do Distrito Federal publicou, nesta sexta-feira, no Diário Oficial decreto que suspende a realização de festas e eventos de carnaval, públicos ou privados. A medida foi justificada devido ao aumento de casos da nova variante da Covid-19, a Ômicron, e também casos de gripe.
A decisão de cancelar as festas ocorreu após a Secretaria de Saúde (SES-DF) informar que o DF registra 26 casos de infecção simultânea pelos vírus de Covid-19 e influenza, chamada de flurona.
A taxa de transmissão do novo coronavírus também voltou a subir nos últimos dias e chegou em 1,27, o que indica avanço da pandemia. Ou seja, o número indica que cada 100 infectados contaminam outras 127 pessoas, e aponta aumento do contágio.
"O momento é de atenção diante do risco da dupla infecção (Covid-19 e Influenza), mostrando-se prudente o cancelamento das festividades carnavalescas", disse o governador Ibaneis Rocha, ontem ao G1.
A suspensão da folia segue às decisões de outras capitais do país, como Recife e Rio de Janeiro, que também decidiram cancelar as festas de rua.