José Maria Rabelo, um dos fundadores do PDT, morre aos 93 anos
Jornalista fundou o jornal 'O Binômio', foi perseguido pelo regime militar e, ao lado de Brizola, fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Morreu nesta quarta-feira (29), aos 93 anos, o escritor e jornalista mineiro José Maria Rabelo, um dos fundadores do PDT. Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, ele teve falência múltipla dos órgãos. O velório de Rabelo está marcado para a partir das 14h na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte.
Ao lado de Leonel Brizola, Rabelo fundou o PDT em 1979. Também foi um dos organizadores do 'Encontro de Lisboa', reunião de trabalhistas brasileiros exilados em Portugal devido à ditadura militar. À época, escreveu a Carta de Lisboa, documento que fundamentou a criação do partido.
Além da atuação política, Rabelo fundou o jornal 'O Binômio', que existiu de 1952 a 1964. O semanário satirizava a gestão do então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitscheck. O periódico foi fechado durante a ditadura, período em que o jornalista sofreu perseguição política e teve de se exilar na Bolívia, Chile e França.