Veja como ficaram as cidades do sul da Bahia após as chuvas

Há cinco dias, fortes chuvas afetaram o sul da Bahia. Cerca de 21 mil pessoas ficaram desalojadas e mais de 220 mil pessoas foram atingidas, segundo o Corpo de Bombeiros da região. Além disso, a Defesa Civil estadual confirmou dez mortes causadas pelos temporais.

Povos indígenas atingidos

Os temporais foram causados por um ciclone extratropical que ocasionou chuvas torrenciais, alagamentos e enchentes. Ao todo, 51 cidades estão em situação de emergência por conta das chuvas. Ademais, aldeias indígenas dos povos Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe e Tupinambá também estão em estado de calamidade.

Divulgação%3A apib.org

51 cidades em situação de emergência

Entre elas estão: Alcobaça, Amélia Rodrigues, Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas, Vereda, Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Ibirapuã, Ilhéus, Itagimirim, Itanhém, Itapebi, Lajedão, Macarani, Mucuri, Nova Viçosa e Porto Seguro.

Reprodução%3A Isac Nóbrega/PR

Itamaraju (BA)

Em Itamaraju, que fica a 744km de distância de Salvador, foi uma das cidades mais afetadas pelo ciclone. Rodovias e barragens cederam após as fortes chuvas dos últimos dias.

Divulgação%3A secom

Mucuri (BA)

No vale do Mucuri, no sul da Bahia, as chuvas também causaram grandes estragos. No local, as ruas ficaram intransitáveis tanto para pedestres como para veículos.

reprodução%3A Twitter

Ilhéus (BA)

Conhecida por receber bastantes turistas, a cidade de Ilhéus também foi tomada pelas chuvas. Na imagem, o resort Tororomba ficou alagado e subiu cerca de 30m. Apartamentos e parte do hotel foram danificados.

reprodução%3A Twitter

Jucuruçu (BA)

Segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a cidade de Jucuruçu também foi uma das mais afetadas pelos temporais. O município todo encontra-se embaixo d'água e em estado de calamidade.

reprodução%3A Twitter

Nova Alegria (BA)

Em Nova Alegria, a situação também é uma das mais preocupantes. O município inteiro se encontra destruído por conta dos alagamentos e enchentes. Dentre os danos, estão as casas e comércios da cidade.

Reproducao%3A Youtube