Veja 6 curiosidades sobre a Avenida Paulista, que completa 130 anos

Tradicional avenida paulistana virou cartão postal da cidade e atraí turistas do Brasil e do mundo

Inauguração

A avenida Paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891. Totalmente planejada, o projeto ainda pensou em uma avenida que fosse larga, arborizada e plana. Por isso, durante as obras, o terreno onde ela foi construída foi aplainado e nivelado. Quer saber mais curiosidades sobre a avenida? Confira:

Rovena Rosa

Nome antigo

A área onde hoje está a Paulista fica em um trecho mais elevado da cidade de São Paulo. Como o local era conhecido como uma mata densa, era chamado de caaguaçu (mata grande, em tupi antigo) pela população indígena.

Reprodução

Projeto com um parque inserido

O tradicional Parque Trianon, bem no coração da avenida, já foi pensado no projeto original, há 130 anos. Um ano após a inauguração da avenida, o Parque Trianon foi aberto ao público com projeto do paisagista francês Paul Villon, que contou também com a colaboração do inglês Barry Parker.

Reprodução

Avenida Paulista já teve outro nome

Entre 1927 e 1930, a avenida passou a se chamar avenida Carlos Campos, em homenagem ao ex-governante do Estado, falecido em 1927. Mas, o nome não agradou e três anos depois a lei que mudava o nome foi revogada.

Reprodução

Primeira a ser asfaltada

A avenida Paulista foi asfaltada em 1909, 18 anos após a sua inauguração. O material, uma novidade na época, veio direto da Alemanha.

Reprodução

A Paulista não termina na Consolação

Ao contrário do que muitos podem pensar, a avenida Paulista começa no Paraíso e não termina na Consolação. Na verdade, a avenida apenas atravessa a rua da Consolação e, em seguida, fica estreita com uma pista só, para acabar apenas no cruzamento com a rua Minas Gerais, que fica em Higienópolis.

Reprodução