Bimotor em alto mar: o que se sabe uma semana após a queda

Um avião bimotor com destino ao Rio de Janeiro caiu entre o mar de Ubatuba (SP) e Paraty (RJ) na noite de 24 de novembro. As informações são que três pessoas estavam a bordo da aeronave: o piloto Gustavo Carneiro, o copiloto José Porfírio de Brito Júnior e o passageiro Sérgio Alves Dias Filho.

Local da queda

A aeronave de prefixo PP-WRS caiu em alto-mar após decolar do Aeroporto de Campinas em direção ao Aeroporto de Jacarepaguá. Segundo o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), o avião estava em situação regular, mas não tinha permissão para táxi-aéreo.

Reprodução%3A Redes Sociais

Destroços encontrados

Segundo as últimas coordenadas da aeronave divulgadas pela família, a FAB (Força Aérea Brasileira) conseguiu encontrar destroços do bimotor e uma poltrona no meio do mar na manhã de quinta-feira (25).

Reprodução

Corpo de piloto encontrado em alto mar

Na tarde de quinta-feira (25), a FAB (Força Aérea Brasileira) encontrou o corpo do piloto do avião, Gustavo Carneiro, de 27 anos, na costa de Paraty. O piloto era de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Ele foi encontrado sem vida e reconhecido pelos familiares.

Reprodução

Pane no motor

O pai do copiloto, José Porfírio de Brito, informou ao Corpo de Bombeiros que a aeronave sofreu uma pane nos dois motores antes de cair em alto mar. Segundo a equipe de resgate, o pai teria recebido a localização do acidente e, ao chegarem no local, encontraram uma grande quantidade de combustível no oceano.

PrintScreen/ Twitter %40BombeirosPMESP

Ajuda de um Boeing da Gol

Ainda segundo o pai do copiloto, um Boeing da empresa Gol teria recebido o alerta de Gustavo Carneiro no rádio avisando que os dois motores haviam parado. O piloto do Boeing teria orientado Carneiro a seguir para costa e destravar as portas. Nesta quarta (01), a Gol informou que entregará conversa entre o comandante e o piloto ao Cenipa.

Reprodução%3A commons

Copiloto e passageiro ainda desaparecidos

Nesta quarta-feira (01) completa uma semana do acidente. O corpo de José Porfírio Brito Júnior, de 20 anos e Sérgio Alves Dias Filho, de 45, ainda não foram encontrados. Uma força-tarefa de parentes e amigos navegam em alto-mar para auxiliar os órgãos oficiais nas buscas.

Foto%3A montagem iG