Dia da Consciência Negra: tire suas dúvidas sobre a data

Data é importante para relembrar sobre a história e sobre a importância do combate ao racismo

Qual o significado da data?

O dia homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil contra a escravidão, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, neste dia, em 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e o racismo ainda persistente atualmente.

Tânia Rêgo/Agência Brasil 20.11.2017

Quem foi Zumbi?

Zumbi foi um líder quilombola, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, região hoje que pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Em 20 de novembro, Zumbi, aos 40 anos, foi traído e denunciado por um antigo companheiro.

Reprodução

Qual a importância da data?

O Dia da Consciência Negra é considerado importante para reconhecer a importância dos africanos e seus descendentes na construção da sociedade brasileira. A data também suscita questões sobre o combate ao racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão de negros na sociedade e a promoção da cultura afro-brasileira.

Divulgação

Onde é feriado?

A data não é considerada feriado nacional, portanto, fica a cargo dos estados e municípios decidir se aderem ou não ao feriado. O 20 de novembro foi incluído no calendário escolar nacional em 2003, porém, apenas em 2011, Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Thiago Alexandre

São Paulo

No estado de São Paulo, além da capital, é feriado em 106 cidades, mas não existe uma lei estadual, o feriado vale apenas para os municípios que determinaram através de legislação própria.

Bianca Monteiro / Unsplash

Outros estados

No Distrito Federal, Acre, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe não é feriado em nenhum dos municípios.

Reprodução/ Jornal Correio

Feriado em todo o estado

Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro determinam feriado de 20 de novembro em todos os seus municípios.