6 vezes em que Bolsonaro causou polêmica com falas preconceituosas

Presidente já usou falas homofóbicas, racistas, entre outras acusações. Veja, na sequência, algumas das principais polêmicas que Bolsonaro já se envolveu

Bolsonaro e o órgão oriental

Ao se encontrar com um homem de origem oriental em Manaus, em 2019, Bolsonaro protagonizou uma cena xenofóbica. Quando o homem falou ao presidente: "Brasil, gostoso", se referindo ao fato de gostar do país, o presidente soltou a seguinte frase: "Tudo pequenininho aí?", em referência à brincadeira sobre o tamanho do órgão sexual dos orientais.

Reprodução

Bolsonaro e o guaraná

Outra cena homofóbica do presidente foi direcionada ao povo do Maranhão. Quando o presidente experimentou um tradicional refrigerante da região, que é da cor rosa, ele soltou: "Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?". A frase foi o suficiente para causar incomodo, mais uma vez, com o povo do estado e com a comunidade LGBTQIA+.

Reprodução / Facebook

Bolsonaro e ivermectina

Em uma entrevista a uma rádio do interior, Bolsonaro defendeu a ivermectina, medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19, e ainda afirmou que o medicamento mata "bichas". O comentário veio após o apresentador afirmar que todos na rádio haviam usado o medicamento. "Se serve de demonstração, aqui na rádio, todos nós tomamos a ivermectina e ninguém pegou Covid". O mandatário rebateu: "Cuidado, que ivermectina mata bichas hein? Cuidado", riu.

Reprodução

Bolsonaro e a diplomacia

O presidente Jair Bolsonaro também fez uma piada homofóbica para o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. O fato ocorreu no final de agosto. Após o visitante elogiar o Palácio do Itamaraty, Bolsonaro disparou: "É tudo veado aqui".

Reprodução

Bolsonaro e Eduardo Leite

Em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente apontou para um salame e disse que seria “do governador” do Estado, Eduardo Leite (PSDB). "Esse salame é do governador aqui do Rio Grande do Sul". Vale lembrar que Eduardo Leite assumiu, recentemente, sua homossexualidade.

Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Bolsonaro e o racismo

O presidente já fez uma piada racista sobre o cabelo de um apoiador negro com "black power", ao associar seus fios crespos à sujeira. Bolsonaro se referiu ao homem como "criador de barata". "Como está a criação de barata ai? Olha o criador de barata aqui — afirmou o presidente, rindo e apontando para o homem. "Você não pode tomar ivermectina que vai matar seus piolhos".

Reprodução YouTube Foco do Brasil

Bolsonaro e a viagem ao Oriente Médio

Em viagem recente ao Oriente Médio, Bolsonaro comenta para um homem que está ao seu lado: "Mas ele é hétero, hein!". A frase foi para falar sobre Mario Frias, secretário da cultura do governo, durante uma solenidade com autoridades locais.

Reprodução