Iris Rezende, ex-governador de Goiás, morre após três meses internado

Político, de 87 anos, estava em um hospital de São Paulo se recuperando de AVC que sofreu em agosto

Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Iris Rezende, ex-governador de Goiás

Com mais de 60 anos de vida pública, e um dos maiores políticos de Goiás, Iris Rezende Machado, morrreu por volta da meia-noite desta terça-feira. Aos 87 anos, ele estava internado há três meses em um hospital de Sâo Paulo, tentando se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto.

O corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, a partir das 8h. O sepultamento será no cemitério Santana, em Goiânia, e está previsto para as17h.

Ele passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP). Por meio de nota, a assessoria informou que, no último sábado, ele foi submetido a intubação para tratar uma forte infecção. Desde então, seu quadro piorou.

Íris Rezende encerrou sua carreira política em 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

Nascido em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás, Íris Rezende formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e o mais jovem da história da capital, aos 25 anos.

Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).