Marielle Franco: Relembre outros cinco ataques realizados contra a ex-vereadora

Murais vandalizados e ofensas foram realizadas em plataformas virtuais; em sua maioria, ataques foram realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Referência ao assassinato

Na último terça-feira (02), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro invadiram um aplicativo de entrega de comidas e trocaram o nome de restaurantes para "Marielle Franco Peneira".

Reprodução/redes sociais

Menção a Borba Gato

No fim de julho, um mural da ex-vereadora localizado no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, foi vandalizado e recebeu os números de "666" - que remetem a grupos neonazistas.

Reprodução/redes sociais

"Tem que morrer"

Uma bolsonarista declarada afirmou a uma lojista que vendia camisetas da Marielle, no Rio de Janeiro, em 23 de setembro, que "vocês [apoiadores da vereadora] tinham que morrer de fome, tinha que quebrar isso tudo. Vocês são uma bosta".

Reprodução/redes sociais

Representação pichada

Em junho de 2020, um grafite de Marielle que estampava um instituto em Curitiba foi vandalizado. Símbolos genitais masculinos foram desenhados, além da palavra 'lixo'.

Reprodução/Geraldo Bubniak/AGB

Homenagem rachada

No domingo anterior às eleições de 2018, Daniel Silveira, Rodrigo Amorim e Wilson Witzel quebraram uma placa com o nome de Marielle Franco.

Reprodução/redes sociais

Tinta na cara

Em um mural de uma escola na cidade de Crato, no Ceará, que contava com a representação de personalidades como Raoni Metuktire, Paulo Freire e "Irmã Dulce", o rosto de Marielle Franco foi o único vandalizado. Com o ato, sua imagem foi apagada.

Reprodução/Arquivo pessoal