Em estágio de mobilização desde domingo, Rio tem previsão de chuva até quinta
Há pontos com problemas na Zona Oeste e Região Serrana. Segundo o Alerta Rio, nebulosidade tende a reduzir ao longo da semana
Novembro deu as caras para o carioca com os termômetros batendo 21ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e com a cidade do Rio em estágio de mobilização, de acordo com o Centro de Operações da cidade do Rio (COR). A cidade está neste estado desde domingo . Até o momento, foram registrados pontos de alagamento, bolsões d'água e quedas de árvore na Zona Oeste e em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, de acordo a Defesa Civil.
O bairro Jardim Marvilha, em Guaratiba, na Zona Oeste, registrou um ponto de alagamento na noite de domingo, conforme mostrou o Bom Dia Rio. Um morador gravou um vídeo da Rua Letícia alagada. A região sofre problemas constantes com alagamento quando há chuva.
"Com a chuvinha que deu, tá vendo?! (mostrando a rua alagada). Isso aqui é água de chuva misturada com esgoto", diz o morador no vídeo.
O COR afirmou que uma equipe da Secretaria de Conservação (Seconserva) está no local.
O Centro identificou o bairro do Jardim Botânico e em Copacabana, na Zona Sul, e no Itanhangá, na Zona Oeste, com os maiores índices de chuva na cidade, por volta das 07h30min.
Segundo a Defesa Civil do estado, houve duas quedas de árvore por causa da chuva: uma, na Rua dos Poemas 35, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; e outra, na Praça Getúlio, em Friburgo.
O COR registrou seis bolsões de água, na Zona Oeste. São eles: um, na Estrada da Barra da Tijuca; dois, na Estrada da Pedra, em Santa Cruz; um, na Avenida Cesário de Melo, e dois na Estrada do Mendanha, ambos em Campo Grande.
A previsão, de acordo com o Alerta Rio, é de tempo instável até terça-feira. A partir de quarta-feira, a previsão é de redução gradual da nebulosidade.
Recomendações para o estágio de Mobilização:
- Siga sua rotina
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações.
- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito.
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Veja como ficará a previsão do tempo para a cidade até sexta-feira, de acordo com o Inmet:
Segunda-feira: temperatura mínima de 19ºC e máxima de 24ºC. Tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas;
Terça-feira: temperatura mínima de 20ºC e máxima de 27ºC. Tempo encoberto com chuvisco;
Quarta-feira: temperatura mínima de 20ºC e máxima de 28ºC. Tempo com muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas;
Quinta-feira: temperatura mínima de 19ºC e máxima de 27ºC. Tempo com muitas nuvens com chuva isolada;
Sexta-feira: temperatura mínima de 17ºC e máxima de 28ºC. Tempo nublado.