Nova tempestade de poeira atinge cidade do Mato Grosso

Após São Paulo registrar 11 municípios atingidos pelo fenômeno no dia de ontem, a cidade de Primavera do Leste (MT) também foi encoberta pela nuvem de poeira

Foto: Reprodução: Redes Sociais
Nuvem de poeira registrada em Primavera do leste, em Cuiabá

Após atingir novamente o interior do estado de São Paulo na tarde de ontem (14) , uma nova tempestade de areia atingiu a cidade de Primavera do Leste, cidade a 239 km de Cuiabá (MT). O fenômeno conhecido como 'haboob'  formou rajadas de ventos escureceu o céu. Após a tempestade, pancadas de chuvas ocorreram na cidade. 

A nuvem de poeira se formou por volta das 14h de ontem, segundo os moradores. Depois de 30 minutos de tempestade de poeira, uma forte chuva atingiu a cidade até o período da noite, o que ajudou a amenizar a poeira na cidade. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais é possível acompanhar a cidade sendo coberta pela nuvem de poeira. 

Segundo o UOL, a prefeitura de Primavera do Leste afirmou que o fenômeno não causou transtornos à população e nenhuma ocorrência foi registrada devido a ele.

Nesta manhã de sexta-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h na região de Cuiabá.

Desde meados de setembro, as tempestades de areia tem se tornado frequente no país, principalmente no interior de São Paulo e na região do Centro-Oeste. No dia de ontem, São Paulo registrou 11 cidades que foram atingidas pelo fenômeno haboob.

Segundo o Climatempo, a tempestade de areia deve ser mais comum nos próximos anos, devido aos períodos de estiagem cada vez mais intensos que acabam estimulando esse tipo de evento climático.


O site de meteorologia atribui a força das tempestades deste ano falta de chuvas. Com anos seguidos de precipitação abaixo da média, o solo fica muito seco e gera a tempestade de poeira.