Seca pode revelar cidades submersas no Brasil; veja

A crise hídrica brasileira causa muitas preocupações, tanto pela possível falta de água, como pelo risco de "apagões" elétricos. Além destes problemas, a falta de chuva e o baixo nível de reservatórios têm revelado trechos de cidades que estavam submersos. Confira.

Rubineia (SP)

Rubineia teve parte da estrutura de sua antiga estação ferroviária descoberta. Isso porque a falta de chuva fez o Rio Paraná recuar e ficar com o nível mais baixo. Esse antigo trecho da cidade estava submerso desde os anos 1970.

Reprodução/TV Tem

Itá (SC)

Banhada pelo Rio Uruguai, Itá é uma cidade catarinense que teve parte de sua estrutura submersa por uma enchente. No entanto, apesar de a princípio parecer ser algo negativo, a cheia virou o mote de um passeio turístico na região.

Divulgação/Prefeitura de Itá

Petrolândia (PE)

Além desta igreja da foto, chamada Sagrado Coração de Jesus, há outras estruturas submersas na "Atlântida Brasileira" - como uma antiga fábrica e até casas. O fenômeno ocorreu por causa da construção de uma usina hidrelétrica nos anos 1980.

Guga Matos/Setur PE

Alvorada do Iguaçu (PR)

A cidade desapareceu com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e começou a ser esvaziada em 1978. Em períodos de seca, é possível ver vestígios da "ex-vila", como pedaços de muros.

Reprodução/SBT