Consulado da China no Rio pede 'investigação minuciosa' após sede sofrer ataque

Na última quinta-feira, um homem lançou um explosivo contra o local. Não houve feridos

Foto: Foto: Reprodução
Homem arremessa explosivo no Consulado da China em Botafogo, na Zona Sul do Rio

O Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro pede uma "investigação minuciosa" sobre o ataque que sua sede sofreu na noite da última quinta-feira, dia 16, quando um homem lançou um explosivo no local, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. No comunicado publicado neste sábado, o órgão ainda pede que sejam tomadas medidas "para evitar que incidentes similares voltem a ocorrer" e punição do responsável.

Câmeras de segurança do consulado registraram toda a cena, desde o momento em que o homem caminha e para na calçada em frente ao local, na Rua Muniz Barreto. Então ele prepara o explosivo, o lança contra a sede e corre. O homem aparece nas imagens vestindo casaco, boné e máscara pretos. A explosão danificou apenas o portão do espaço. Não houve feridos.

A nota do consulado caracterizou o ataque como "um grave ato de violência".

"Mantendo estreita comunicação com as autoridades brasileiras, esta missão consular pede a investigação minuciosa sobre o ataque, a punição do culpado nos termos da lei e medidas cabíveis para evitar que incidentes similares voltem a ocorrer", diz trecho da nota, que segue:

"O desenvolvimento sem sobressalto das relações sino-brasileiras corresponde aos interesses essenciais dos dois países. Não terá sucesso qualquer conspiração de pouquíssimas pessoas em destruir a amizade China-Brasil. Esperamos e temos a convicção de que o governo brasileiro tomará medidas concretas para proteger esta missão consular e seu pessoal, como prevê a Convenção de Viena sobre Relações Consulares, garantindo a segurança e a integridade das instalações e de seu pessoal."

O fato foi apresentado na Polícia Federal, mas foi registrado na 10ª DP (Botafogo). A delegacia acionou o esquadrão antibombas da Polícia Civil, que recolheu os fragmentos e levou para perícia.