CPI da Covid: Marques é o ministro que mais decidiu em favor de investigados
Indicado por Jair Bolsonaro (sem partido) lidera rankings de magistrados que mais deram decisões favoráveis aos depoentes na comissão que investiga as ações do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus
O Supremo Tribunal Federal (STF) já bateu martelo em 98 de 111 ações que questionam atos da CPI da Covid , em funcionamento desde abril. A maioria das decisões manteve quebras de sigilos e convocações de depoentes aprovadas pela comissão. Numa ponta, Nunes Marques foi o que mais decidiu favoravelmente aos investigados.
Não houve, contudo, uniformidade nos posicionamentos dos ministros. Já Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Rosa Weber se mostraram mais duros e tenderam a referendar as medidas adotadas pela comissão.
O raio-x consta no recurso que a CPI apresentou ao STF contra a decisão de Nunes Marques que autorizou o motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva a não prestar depoimento. A CPI também enviou à Corte uma lista de processos que chegaram ao Supremo em que há detalhes de como cada ministro decidiu. O Globo checou a situação de todos.