Peixe raro do fundo do oceano morre encalhado no litoral do Piauí; veja foto

Especialista afirmou que esta é a primeira vez que um peixe-lua foi encontrado com vida na região

Foto: Reprodução
Animal raro foi encontrado no litoral do Piauí

Um peixe-lua , animal raro de ser encontrado por humanos, foi visto encalhado na Praia do Coqueiro, em Luís Correia, litoral do Piauí . O peixe acabou morrendo horas depois de ser achado pelos moradores da região. As informações são do portal G1 .

Também chamado de Mola mola, este é o maior peixe ósseo conhecido e, de acordo com a publicação, só existem cinco espécies dele no mundo. Podendo atingir até três metros de comprimento e mais de uma tonelada, o animal encontrado foi conservado em uma câmara fria para servir como material de pesquisa.

Ao G1 , a bióloga Verlane Magalhães, do Instituto Tartarugas do Delta, disse que o peixe chegou à praia se debatendo e depois morreu . Ela ainda afirmou que esta foi a primeira vez que a espécie é encontrada com vida no local. "Ele foi recolhido e armazenado em uma câmara fria para servir como material didático, através do Ecomuseu. Já encontramos outras vezes, mas as carcaças em decomposição nas praias", disse.

Segundo o professor de biologia marinha César Fernandes, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPar), o peixe-lua é raro de ser achado por humanos, pois vive nas profundezas do oceano. Ele disse que, apesar da aparência esquisita, o animal é comestível.

"O peixe-lua é da espécie Masturus lanceolatus, vive a cerca de 700 metros de profundidade e, por isso, a aparição é incomum nas praias, ainda mais vivo. Talvez ele tenha sido arrastado por uma correnteza muito forte", concluiu.