Reprodução
"Joe Biden faz imenso esforço para ser o Lula americano", diz Mercadante

Aloízio Mercadante, ex-ministro nos governos petistas e responsável pela elaboração do projeto econômico do PT para concorrer às eleições presidenciais em 2022, declara que enxerga uma "inspiração" de Joe Biden - presidente dos Estados Unidos - a  Lula em relação a políticas públicas. As informações são da jornalista Mônica Bergamo.

Segundo Mercadante, "tem vários pré-candidatos [a presidente] dizendo que querem ser o Biden brasileiro. Mas o que a gente verifica é que o Biden está fazendo um imenso esforço para ser o Lula americano".

De acordo com Aloízio, o paralelo ocorre na promoção da política do bem-estar social aliado ao crescimento econômico. Biden anunciou um pacote de quase U$ 2 trilhões para aumentar o acesso da população americana à saúde e à educação. Na área econômica, há forte preocupação em gerar empregos e dar poder de compra para a classe média.

Como exemplo, Mercadante lista os programas de distribuição de renda realizados durante a era Lula, a participação do capital público para que a crise financeira de 2008 fosse superada e a quebra de patentes do coquetel de farmacos para combater a Aids.


O presidente americano anunciou, no início de maio, que passou a apoiar a quebra de patentes das vacinas contra o novo coronavírus. "O [Barack] Obama já disse 'você é o cara' [para o ex-presidente petista]. Acho que faz tempo que ele [Biden] está olhando pro Lula."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!