Aranhas gigantes invadem casas e assustam moradores de Belo Horizonte
Aracnídeos tem o tamanho aproximado de um controle remoto de TV; mordida tem efeito neurotóxico moderado e pode causar dor
Moradores do bairro Buritis, em Belo Horizonte , estão tendo suas casas invadidas por aranhas gigantes. Os aracnídeos estão causando pânico pelo seu tamanho, que chega aproximadamente ao mesmo de um controle remoto de TV. Em publicações na redes sociais, usuários tem publicado fotos com as aranhas no teto.
"Eu iria embora e deixava elas ficarem com a casa. Passava até a escritura para o nome delas", diz uma dessas publicações.
Embora o tamanho realmente assuste e as aranhas sejam agressivas, especialistas explicam que não há motivo para desespero. Em caso de mordida, ela pode ser dolorosa, mas o veneno delas tem efeito neurotóxico moderado.
"Já é a terceira. Estamos preocupados aqui", afirmou Flávia Prado, que administra uma página no Facebook dos moradores de Buritis. A moradora relata que o animal apareceu nessa quinta-feira (6) no 8° andar de seu prédio. Dias antes, outro aracnídeo foi visto na área privativa. "Fiquei desesperada quando vi! Como tenho duas filhas pequenas, logo pensei: vai matar minhas meninas!", disse Prazo ao jornal O Estado de Minas .
Ao encontrar uma aranha desse tipo, a principal recomendação é prendê-las dentro de um pote, sendo que o adequado é usar um cabo longo para não se aproximar muito.
Em seguida, soltar o animal no mato. Em caso de infestação de aracnídeos, deve ser contatado o Centro de Controle de Zoonoses ou mesmo uma empresa de dedetização.