CPI da Covid busca ouvir 15 membros do governo Bolsonaro
Ministros, secretários e ex-integrantes do governo são alvos dos senadores integrantes da comissão parlamentar de inquérito
Uma minuta da estratégia de trabalho da CPI da Covid revelou que pretende convocar para prestar depoimentos, pelo menos, 15 membros do governo Bolsonaro que passaram pela condução no combate federal a pandemia de covid-19. As informações são do jornal O Globo .
Entre os possíveis convocados, destacam-se:
Ministro da Saúde - Marcelo Queiroga;
Ex-ministros da Saúde - Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello;
Ex-secretários do Ministério da Saúde - Antonio Elcio Franco, Mayra Pinheiro e Airton Cascavel;
Ex-ministro das Relações Exteriores - Ernesto Araújo;
Ministro da Economia – Paulo Guedes;
Secretários e ex-secretários – Bruno Funchal (secretário do Tesouro Nacional), Edson Pujol (ex-comandante do Exército), Fábio Wajngarten (Comunicação), Flávio Rocha (Assuntos Estratégicos), Nilza Emy (secretária Nacional do Cadastro Único do Ministério da Cidadania) e Otávio Brandelli (secretário-geral do Itamaraty).
A ata obtida também contempla audiências públicas com especialistas na área de combate a pandemia do novo coronavírus. Entre os mencionados pelos senadores envolvidos na comissão parlamentar de inquérito, destacam-se:
- Átila Iamarino;
- Miguel Nicolelis;
- David Uip (FMUSP);
- Ludhmila Hajjar (FMUSP);
- Roberto Kalil Filho (FMUSP);
- Natália Pasternak (USP);
- Marcia Castro (Harvard);
- Margareth Dalcolmo (Fiocruz).
A proposta de convocação e o plano de trabalho ainda precisam ser aprovados pela CPI e, no momento, encontram-se em fase de discussão . Os principais pontos de discussão da comissão também foram dividos em subrelatorias.