Expectativa de corrupção e rejeição a Moro batem recorde, segundo pesquisa
Caso das 'rachadinhas', união com o centrão e mansão de Flávio causam piora na perspectiva dos brasileiros; Aprovação ao ex-juiz sofre queda de 20 pontos percentuais
No Brasil, há um aumento na perspectiva de que a corrupção crescerá sob o governo de Bolsonaro (sem partido). Segundo pesquisa Datafolha, 67% da população acredita que o 'toma lá dá cá' aumentará nos próximos meses. O número é um recorde desde 2019, quando o Jair assumiu a presidência.
No último levantamento realizado, em dezembro de 2020, esse número era de 55%. Houve também uma queda entre os que acreditam que a corrupção diminuirá, de 14% para 8%. Parceria com o centrão , revelações no caso das ' rachadinhas ' e a compra de uma mansão de R$6 milhões por Flávio Bolsonaro minaram a confiança daqueles que acreditavam no combate a corrupção.
A aprovação a Sergio Moro sofreu dura queda
. No ápice da Operação Lava Jato, a confiança
no ex-juiz era de 65%. Hoje, 45% dos brasileiros consideram que sua atuação foi boa ou ótima
. Queda de 20 pontos percentuais.
A rejeição ao nome do ex-ministro da Justiça dobrou nesse período. Em 2016, oscilava entre 11% e 13%. Agora chega a marca de 27%.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 15 e 16 de março e ouviu 2.023 pessoas, em todo o país, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais.