Avião que levou vacinas de São Paulo ao Rio é de ex-senador capixaba; entenda
Jato comercial pertence a empresa de Luiz Pastore (MDB-ES), que, no ano passado, ocupou vaga de senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), de quem é primeiro suplente
A aeronave comercial responsável por trazer parte do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 de São Paulo para o Rio de Janeiro pertence ao ex-senador Luiz Pastore (MDB-ES). Ele é sócio da Pastore Financial LLP, uma holding com sede nos Estados Unidos, que figura como proprietária do jato nos registros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Luiz Pastore é empresário do setor de importação e transformação de cobre em alumínio e possui participação societária em pelo menos oito empresas do ramo. Filiado ao MDB de Vila Velha ES) desde 1986, ele foi suplente do ex-senador Gerson Camata e chegou a assumir mandato no Senado entre 2002 e 2003. No ano passado, com a licença médica da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), também assumiu o mandato em seu lugar.
Nessa segunda-feira, o avião cedido por Pastore para o transporte dos imunizantes pousou no Aeroporto Santos Dumont pouco antes das 17h. De lá, foram levadas de helicóptero para o Palácio Guanabara, de onde algumas doses foram encaminhadas para o Cristo Redentor. No ponto turístico, teve início a vacinação contra o coronavírus no estado.