RJ: Prefeitura espera começar vacinação da covid-19 no dia 20
Município prevê 450 pontos para plano de imunização para atender a grupos prioritários na fase 1
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro , Eduardo Paes, disse que a vacinação contra o novo coronavírus deve ter início na próxima quarta-feira. A data tem sido aguardada com expectativa, após a aproximação com o governador de São Paulo, João Doria, para a produção da CoronaVac — desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac —, ao mesmo tempo em que o município destaca que vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), que está a cargo do Ministério da Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, falou da logística esperada para os próximos dias. Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 15, ele adiantou que 450 locais, divididos entre postos de saúde e pontos de drive-thru, farão a vacinação dos grupos selecionados para a primeira fase do plano de imunização. A programação, segundo Soranz, tem sido feita de acordo com o PNI:
"Essa definição é via Plano Nacional de Imunização. A vacina começa a ser distribuída dia 18 para começar dia 20 pela manhã. Provavelmente no sabado será o dia de maior vacinação. A princípio, vale o que está: idosos em abrigos, quilombolas e indígenas em aldeias e profissionais de saúde", disse Soranz.
E destacou:
"Como a quantidade de vacina é limitada e vai vir de acordo com a quantidade de produção, é importante que a gente limite as faixas etárias e os grupos. Vamos respeitar o calendário do Ministério da Saúde".
O prefeito do Rio falou rapidamente sobre o tema, sem entrar em detalhes, durante a coletiva no Centro de Operações Rio nesta manhã para apresentação do segundo boletim epidemiológico feito pelo município. No balanço mais recente, cresceu na capital o número de regiões administrativas classificadas com risco alto, somando 28 áreas, 10 a mais do que na semana passada.
"Ao que tudo parece, a vacina vem dia 20, e domingo o Daniel (Soranz) deve apresentar o programa de vacinação. Na quarta, se Deus quiser (tem início). A vacina que vier vai ser muito bem vinda", disse Paes.
E completou:
"A prefeitura vai aplicar a vacina que o Ministério da Saúde disponibilizar. Reitero meu apelo que é uma vergonha não ter empatia e respeito ao próximo. Não estamos fazendo lockdown e sim fazendo regras necessárias para esse momento", disse Paes, sobre o conjunto de medidas publicado na quarta-feira, dia 13, no Diário Oficial do Município.
De acordo com o secretário de Saúde, o plano de imunização para o município do Rio será apresentado em mais detalhes no próximo domingo, dia 17. Soranz adiantou que a vacinação será distribuída em 450 postos e em pontos no sistema drive-thru pela cidade. Os horários de atendimento serão ampliados em algumas áreas a fim de evitar aglomerações .
"Se tiver vacina em estoque, que não se demore para vacinar. Tem uma discussão sobre o tempo, mas a estratégia do Ministério da Saúde é que todos os estados começem ao mesmo tempo. Também temos a expectativa da CoronaVac ser liberada e aumentar o número de vacinados", afirmou Soranz.