Movimento antirracista pinta frase “Pare O Abuso De Poder” na ponte estaiada
Coletivo cultural Nós Artivistas realizaram mais uma intervenção artística na cidade de São Paulo; são os mesmos responsáveis por pintar "Vidas Pretas Importam" na Avenida Paulista
O coletivo Nós Artivistas, que integra o movimento antirracista brasileiro, pintaram com o apoio de moradores de comunidades a frase "#Pare o Abuso de Poder"
, na madruga deste domingo (27), em uma das pistas da Ponte Octávio Frias de Oliveira, a ponte estaiada, na zona sul de São Paulo.
Segundo informações divulgadas pelos organizadores a veículos de imprensa, a frase foi escolhida por sua importância para a população negra que sofre cotidianamente com o abuso de autoridade , sobretudo das praticadas por agentes de segurança, em especial a polícia.
A intervenção artísitica é mais uma desenvolvida pelo coletivo, que já pintou a a frase "# Vidas Pretas Importam " na Avenida Paulista; “#O futuro é uma mulher preta” na Avenida Nove de Julho ; “#Silêncio é apagamento” no Minhocão e “#Busque Racismo Estrutural“ na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Todos localizados em áreas nobres do centro e da zona sul de São Paulo.
As últimas intervenções foram realizadas nas periferias , como as realizadas em São Matheus e no Jardim Elba, na zona leste de São Paulo, que receberam respectivamente as frases "#Está Nascendo Um Novo Líder" e "#Salvem Nossas Crianças". As ações ocorreram entre os dias 18 e 19 nos bairros periféricos.
Em 2019, mais de 12 mil casos de racismo e injúria racial foram registrados em todo o território brasileiro. O estado de São Paulo, onde ocorrem as intervenções, lidera o ranking do racismo em número de ocorrências.