Última cidade do Brasil sem Covid-19 registra primeiros casos
Cedro do Abaeté confirma dois casos da doença, que chegou em 100% dos municípios brasileiros
Quase 10 meses depois desde o 1º caso oficial do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil , a doença foi registrada em todos os 5.570 municípios. No último domingo (13) a cidade de Cedro do Abaeté, em Minas Gerais, confirmou dois casos da doença e completou a estatística.
Segundo relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos dois casos de Covid-19 confirmados na cidade, um paciente segue em observação, e o outro já se recuperou da doença.
Apesar de não ter tido nenhum caso da deonça durante um longo período da pandemia, a cidade localizada na zona da mata mineira manteve medidas de segurança e de distanciamento social.
Kits de higiene e máscara foram distribuídos para a população, barricadas para controle de acesso de pessoas na cidade e quarentena obrigatória para quem adentrava no município.
“A Prefeitura deslocava com os moradores para Abaeté, que é a nossa referência, mas com a pandemia passamos a custear várias especialidades como neurologista, psiquiatra, urologista e também exames de ultrassom. Tudo isso para que os moradores não tenham que se deslocar e ficarem expostos aos riscos”, declara a secretária municipal de saúde Cássia Maria ao G1, explicando que a cidade reforçou o quadro de médicos para evitar o deslocamento da população para outras cidades e sua eventual exposição ao vírus.
No último levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa às 13h desta segunda-feira (14), o Brasil já registrou 6.903.833 casos de Covid-19, além de 181.460. Tanto a média de novos casos quanto de mortes apresentam tendência de alta.