Zico Bacana foi apenas um dos candidatos investigados por suspeita de envolvimento com milicianos que não foram eleitos
Brenno Carvalho / Agência O Globo
Zico Bacana foi apenas um dos candidatos investigados por suspeita de envolvimento com milicianos que não foram eleitos

Investigados por ligação com a milícia não conseguiram se eleger no Rio em 2020. Daniel Carvalho (PTC), filho de miliciano condenado, o ex-vereador Luiz André Ferreira da Silva, recebeu apenas 1.480 votos. Já Jair Barbosa Tavares, o Zico Bacana (Podemos), obteve mais de 11 mil votos, mas o número não foi suficiente para se reeleger. Ele ficou com uma vaga de suplente. Zico foi alvo de um atentado no último dia 2. A polícia investiga se o crime foi motivado por uma disputa entre milicianos e traficantes.

Carminha Jerominho (PMB), filha de Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, condenado por chefiar a maior milícia do Rio, também não conseguiu uma vaga na Câmara dos Vereadores do Rio. Ela obteve pouco mais de 4 mil votos. Essa é a segunda vez que Carminha — que é alvo de investigações da polícia por conexão com a milicia — falha ao tentar voltar ao cargo: em 2012, ela se candidatou e também não conseguiu ser eleita.

Em 2008, Carminha conseguiu se eleger mesmo estando presa após ser acusada de usar a milícia para coagir eleitores na Zona Oeste. A filha de Jerominho estava dentro da penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, quando saiu o resultado da eleição. Um ano depois da prisão e de ser eleita, a herdeira do clã foi cassada por arrecadação irregular de verba, mas voltou ao cargo em 2011 por decisão do Tribunal Regional Eleitoral ( TRE ).

Na semana passada, a campanha de Carminha foi alvo de uma operação da Polícia Federal  que mirou comitês de campanhas e empresas ligadas à prática de lavagem de dinheiro conexos a crimes eleitorais na Zona Oeste do Rio. Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências de Jerominho e seu irmão, José Guimarães Natalino — ambos soltos desde o ano passado, após de passarem mais de dez anos na cadeia.

Você viu?

Durante as investigações, foram identificadas movimentações financeiras atípicas na ordem de R$ 1 milhão em empresas ligadas aos investigados a partir da análise dos Relatórios de Inteligência Financeira (Rifs). De acordo com a PF, esses recursos possivelmente seriam destinados para gastos de campanhas eleitorais .

Vice-prefeita ligada a milícia também não foi eleita

A " Operação Sólon " mirava também a campanha de Jéssica Natalino, filha de Natalino e candidata a vice-prefeita na chapa de Suêd Haidar (PMB), que também não conseguiu se eleger. A PF sustenta que o grupo investigado tem ligações históricas com a milícia na Zona Oeste e o objetivo de retomar o poderio político na região por meio da candidatura de parentes.

Após a operação , Carminha Jerominho disse ao Globo que a atuação da PF repetiu um padrão de eleições anteriores, em que ela e a família já tinham sido alvos.

"Isso aí (a operação) é fruto de denúncias de adversários políticos. Toda eleição é a mesma coisa. Em 2008, fui presa. Em 2012, forjaram um lugar que não era meu comitê", declarou a candidata, em referência a um depósito de materiais de campanha onde a PF encontrou armamentos pesados naquele ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!