Mulher desconfia que gato tenha morrido ao comer plantas de sementes misteriosas

Moradora da cidade de Itapetininga, em São Paulo, plantou sementes recebidas pelo correio em vasos dentro de casa. Gata da família morreu após 15 dias

Sementes foram plantadas pela mulher após serem recebidas pelos correios
Foto: TV TEM / Reprodução
Sementes foram plantadas pela mulher após serem recebidas pelos correios

Uma moradora da cidade de Itapetininga, em São Paulo , desconfia que o consumo da planta nascida após cultivo de uma semente misteriosa vinda da China pelos correios tenha causado a morte do gato de estimação da família no último dia 19.

Segundo Mariza Silveira, as sementes teriam chegado à casa dela antes mesmo da encomenda de uma camisa do país oriental feita pela internet. O material, entregue em um envelope, pesava cerca de dez gramas e estava embalado em um saco plástico pequeno.

"Eu abri, como veio escrito 'gratuito', falei 'nossa, ganhei um presente, né?'", disse a mulher em entrevista à TV Tem. Em um mês, a planta cresceu com aparência de grama. Segundo Mariza, algumas sementes foram no mesmo vaso de um pequeno pé de jabuticaba, que repentinamente passou a se desenvolver melhor e até mesmo criar brotos.

Coincidentemente, a gata da família, chamada Mia, ficou doente após comer algumas das plantas. Ela passou a ter diarréia e acúmulo de líquidos na barriga, passando por 15 dias de sofrimento até ser eutanasiada.

Registros do recebimento de sementes misteriosas vindas da China que eram notificados nos Estados Unidos e na Europa passaram a chamar atenção das autoridades brasileiras nos últimos meses. Até o momento, pelo menos 36 denúncias de encomendas do tipo foram feitas por moradores de oito estados brasileiros junto ao Ministério da Agricultura.

A instrução do órgão é que em hipótese nenhuma essas sementes sejam plantadas, já que podem ser danosas para a natureza e para os humanos.