Estado regustrou 59 mortes e 1.463 novos casos neste sábado
Brenno Carvalho / Agência O Globo
Estado regustrou 59 mortes e 1.463 novos casos neste sábado


O Estado do Rio registrou 59 mortes e 1.463 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados neste sábado pelo governo estadual. Ao todo, são 17.634 vítimas e 251.261 infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março. Com a última atualização, há aumento pelo 2º dia seguido na média móvel de mortes, o que aponta para uma tendência de crescimento no contágio da doença.

A média móvel agora passa a ser de 92 mortes e 1.497 casos por dia. Há aumento de 20% na média de óbitos na comparação com as duas semanas anteriores, o que, por estar acima dos 15%, indica um cenário de crescimento no contágio da doença em território fluminense. A última vez que o estado viveu este cenário de aumento foi no fim de agosto.

A média móvel de 7 dias faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

Você viu?

Governador prorroga medidas restritivas até dia 6 de outubro

No fim da noite desta sexta-feira o governador em exercício Cláudio Castro prorrogou, até o dia 6 de outubro, algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19 no estado. O decreto foi publicado na edição extra do Diário Oficial.

Segundo o decreto, seguem suspensas a realização de eventos com a presença de público, como shows, além da permanência nas praias e lagoas. A previsão de retorno das aulas na rede estadual de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior, continua no dia 5 de outubro. A retomada acontecerá em regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura.

O decreto mantém a alteração do funcionamento de bares e restaurantes, que podem continuar atendendo ao público com 50% da sua capacidade de lotação, até 1h, mas com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em ambiente externo depois das 22h. Ficam autorizados os serviços de consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente acomodados e sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro a 2 metros. Música ao vivo e sistema self-service seguem suspensos.

Pelas próximas semanas, também fica proibido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro. Só poderão estacionar os proprietários de carros que morem na região.

'No limite'

Nesta quinta-feira, quando foi divulgada última atualização sobre o Mapa de Risco da Covid-19, o governo do estado, responsável pelo levantamento, alertou que as Regiões Metropolitanas 1 e 2, que incluem a capital, Baixada, Niterói, São Gonçalo, entre outras regiões populosas do estado, estão no limite para que retornem ao parâmetro de risco moderado (bandeira laranja) da Covid-19. Hoje, ainda encontram-se com risco baixo (bandeira amarela).

Pela primeira vez, segundo o chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Danilo Klein Klein, houve aumento de internações no município do Rio por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, também pela primeira vez, não houve queda sustentada de internações e de óbitos por coronavírus nas Regiões Metropolitanas 1 e 2, que concentram mais de 70% da população do estado. Esses indicativos, disse ele, são alertas de que os moradores do Estado do Rio não podem relaxar nas medidas de isolamento social.

As cidades com mais mortes pela Covid-19 no RJ são:

  • Rio de Janeiro - 10.470
  • São Gonçalo - 695
  • Duque de Caxias - 690
  • Nova Iguaçu - 566
  • São Joao de Meriti - 420
  • Niterói - 413
  • Campos dos Goytacazes- 356
  • Belford Roxo - 281

Os municípios com maior acúmulo de casos confirmados são:

  • Rio de Janeiro - 97.824
  • Niterói - 12.395
  • São Gonçalo - 11.854
  • Duque de Caxias - 9.118
  • Belford Roxo - 8.949
  • Macaé - 8.047
  • Volta Redonda - 6.393
  • Nova Iguaçu - 6.177

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!