Receita apreende 66 chifres ilegais em aeroporto do Rio de Janeiro

Além de 66 chifres de cervo, três crânios com chifres foram encontrados por equipe de fiscalização aduaneira no Aeroporto Internacional do Galeão

Chifres seriam enviados para o exterior
Foto: Receita Federal / Reprodução
Chifres seriam enviados para o exterior

A Receita Federal apreendeu, nesta sexta-feira (11), no Aeroporto do Galeão, três remessas postais contendo 66 chifres de cervo e três crânios com chifres . Os itens foram encontrados pela fiscalização aduaneira, em inspeção não invasiva, por meio de equipamentos de raios X.

A apreenão foi uma ação conjunta entre a seção de Seção de Remessas Postais e Expressas da Alfândega da Receita Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que analisou e classificou o material. Todas as peças foram identificadas como chifres de corças, animais encontrados na Europa e na Ásia. Em dois dos crânios é possível ler os anos, possivelmente, de origem: 1943 e 1926.

O Ibama enquadrou como infrações previstas na Lei nº 9.605/1998 e no Decreto nº 6.514/2008 a realização de atividades utilizadoras de recursos naturais e a importação de subprodutos da fauna silvestre exótica, sem licença do órgão ambiental competente.