Presídio superlotado em SP tem 47% dos detentos infectados pela Covid-19

Levantamento foi feito pela Defensoria Pública em inspeção realizada no último sábado (8) no Centro de Detenção Provisória II de Pinheiros, na capital

Número de casos de covid está crescendo na população prisional
Foto: Agência Brasil
Número de casos de covid está crescendo na população prisional

O super lotado Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Pinheiros, localizado na Zona Oeste de São Paulo, tem 47% dos detentos contaminados pelo novo coronavírus (Sars-coV-2), aponta um levantamento feito pelo Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública. 

O centro de detenção tem capacidade para 793 presos, porém, até a última segunda-feira (10) tinham 1.609 pessoas na unidade. De acordo com a Defensoria, desse total, 752 presidiários foram infectados pela Covid-19 .

Nesta quarta-feira (12), a SAP divulgou nota atualizando o número de presos com Covid na unidade de Pinheiros. De acordo com a pasta, 816 detentos estavam doentes, mas sem apresentar sintomas.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, ocorreram 20 óbitos nas unidades prisionais do estado por causa do coronavírus . Até junho eram 15 presos mortos. Ao todo, 221.060 pessoas presas em São Paulo. Desse total, 3.986 presos testaram positivo para Covid-19 . Com informações do G1 .