Paraná e Rússia vão assinar acordo para fabricação de vacina da Covid-19
Acordo deve ser assinado nesta quarta-feira. Produção depende de aprovação da Anvisa; comunidade internacional vê imunizante russo com ressalvas
Por iG Último Segundo |
O Governo do Paraná anunciou, nesta terça-feira (11), que vai assinar um convênio com a estatal da Rússia para produzir a vacina Sputnik V. O acordo prevê que o Paraná poderá fazer testes, produzir e distribuir a vacina contra Covid-19 .
A previsão é de que o convênio seja assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e o embaixador da Rússia, às 14h00 nesta quarta-feira (12). O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será responsável por todas as etapas, desde a pesquisa até a distribuição das doses da vacina russa.
Ainda conforme o governo do Paraná , após a assinatura do acordo, o próximo passo será o compartilhamento do protocolo russo com a Anvisa , para que a agência brasileira libere a realização dos procedimentos necessários para os testes.
Jorge Callado , presidente do Tecpar, ressaltou que a pesquisa vai avançar conforme o compartilhamento as informações. Se tudo ocorrer dentro dos protocolos previstos, a distribuição não deve ocorrer antes do segundo semestre de 2021.
“Antes da liberação, não há possibilidade de colocar nada em prática. Reitero que a prudência e a segurança são palavras-chave nesse processo”, pontuou o presidente do Tecpar. Com informações do G1 .