PM que agrediu entregador em shopping é aguardado para depor
Matheus Fernandes, 18 anos, foi perseguido e agredido pelos dois homens no Ilha Plaza Shopping na noite de quinta-feira ao trocar relógio para pai
Por O Dia |
Um dos policiais que agrediu um jovem entregador em um shopping na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, é aguardado para depor na 37ª DP (Ilha do Governador) às 14h desta segunda-feira (10).
Segundo o programa Fantástico, da TV Globo, os agentes prestavam apoio de inteligência ao Ilha Plaza Shopping e foram identificados como Diego Alves da Silva, soldado do Batalhão de Choque, de camisa preta nas imagens; e Gabriel Guimarães Sá Izaú, sargento lotado no programa Segurança Presente.
Um jovem, identificado como Matheus Fernandes, 18 anos, foi perseguido e agredido pelos dois homens no Ilha Plaza Shopping na noite de quinta-feira. O entregador foi ao local trocar um relógio que comprou para o Dia dos Pais. A abordagem violenta aconteceu após os agressores suspeitarem de que ele teria roubado o objeto, que possuía nota fiscal.
O Ilha Plaza Shopping afirma em nota o compromisso no combate à atitudes discriminatórias, sejam elas racistas ou relacionadas à qualquer outro tema que carregue o preconceito em sua essência. O shopping manifesta repúdio ao caso ocorrido.
"Qualquer abordagem de violência é injustificável aos nossos olhares e, mesmo antes da total apuração dos fatos, a administração do shopping afastou a empresa de consultoria de segurança contratada. Nesse momento de maior “calor”, pedimos à sociedade civil, órgãos e entidades que aguardem a apuração completa dos fatos para que as medidas necessárias sejam tomadas. Diante de um cenário de racismo estrutural em esfera global, é papel de todos, assim como do Ilha Plaza Shopping, transformar e lutar por um mundo igualitário. Reafirmamos o nosso compromisso em adotar medidas para contribuir com essa luta, que é de toda a sociedade e também nossa", diz a nota.