Rio: faixa de areia e avenidas têm aglomerações neste domingo

Pedestres desrespeitaram regras da flexibilização; 'Estamos lidando com adultos, mas agem como crianças', disse policial

'Estamos lidando com adultos, mas agem como crianças', disse um policial sobre os pedestres
Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
'Estamos lidando com adultos, mas agem como crianças', disse um policial sobre os pedestres

Apesar do dia de sol e  banho de mar liberado pela prefeitura, não foram as areias da orla do Rio que ficaram lotadas neste domingo. Mesmo com vias liberadas para serem usadas como área de lazer, locais como a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na Zona Sul, não foram suficientes para dispersar o vai e vem de pedestres e ciclistas e garantir um distanciamento mínimo entre as pessoas.


Assim como outros seis pontos da cidade, como o Aterro do Flamengo e a Avenida Atlântica, a avenida no Leblon voltou a ser interditada para veículos e liberada para atividades de lazer no último dia 12, mas neste domingo se transformou num imenso ponto de aglomeração.

Seja para caminhar, tomar sol ou andar de skate, bicicleta ou patins, cariocas e turistas passavam pelo local sem utilizar máscara, apesar dessa ser uma das chamadas regras de ouro da prefeitura, obrigatórias em todas as fases de retomada das atividades da cidade. Na Avenida Vieira Souto, na vizinha Ipanema, o movimento também era intenso.

Nem mesmo a presença de policiais militares inibiu que as determinações fossem descumpridas. Ainda que a permanência nas areias continue vedada na cidade, banhistas aproveitaram o dia de sol sem máscaras e em alguns pontos em grupos. No Leblon, uma equipe da PM percorreu a orla alertando cariocas e turistas sobre as regras, mas quando os agentes deixavam as areias, as determinações voltavam a ser descumpridas.

— Passamos alertando, mas as pessoas dizem que a prefeitura liberou, por isso estão aqui, mas desconhecem as regras. Quando a gente sai, voltam para a areia com canga, cooler, e fingem que a gente não falou nada. Parece que pandemia acabou. É super chato. Estamos lidando com adultos, mas agem como crianças — afirmou uma policial da equipe, sem se identificar.

Desde o sábado, o Rio está na fase 5 de flexibilização, permitindo mais atividades e serviços. No entanto, tudo segue com restrições para serem adaptadas ao momento de pandemia da Covid-19. Entre as novidades deste fim de semana, banho de mar permitido e a volta das ambulantes à orla.

Ambientes abertos:

Permitido o banho de mar, mas proibida a permanência na areia com cadeiras, cangas, guarda-sóis e caixas/bolsas térmicas e a prática de quaisquer atividades não autorizadas.

Praças e parques abertos, vedados aglomeração e atividades de entretenimento.

Esportes coletivos (de segunda a sexta) em quadras nas praias e lagoas, vedadas as atividades de entretenimento.

Você viu?

Vilas olímpicas abertas.

Prática de lutas e artes marciais sem contato físico.

Vias públicas abertas para o funcionamento das áreas de lazer.

Aulas de voo livre autorizadas.

Feiras de adoção de animais abertas.

Turismo:

Piscinas e saunas abertas nos hotéis e hostels.

Pontos turísticos (por exemplo: Corcovado, Pão de Açúcar, aquário, roda gigante, zoológico) abertos com capacidade simultânea máxima de 50%, desde que não ultrapasse a regra de 4m² por pessoa.

Ambulantes:

Permitidos ambulantes de parques e praças mantendo-se o distanciamento de 2 metros entre os equipamentos/barracas.

Permitido o trabalho de ambulantes de praia com ponto fixo ou itinerantes. Horário de funcionamento entre 07h e 18h.

Nas praias, somente permitida a venda de alimentos industrializados e proibida a venda de bebidas alcoólicas manipuladas ou industrializadas.

Proibido o aluguel de cadeiras e guarda sóis na orla.