São Paulo altera critérios para controle da pandemia; veja o que mudou
A partir de agora, para avançar para a fase verde do plano de flexibilização, a região não pode ter mais de 75% dos leitos ocupados
Por iG Último Segundo |
O governador João Doria (PSDB) anunciou hoje (27) uma mudança nos critérios de controle da pandemia em São Paulo. Segundo ele, trata-se de uma "calibragem técnica", do Plano São Paulo de retomada social e econômica do Estado frente à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). As mudanças, na prática, facilitam a retomada.
Segundo Doria, a "calibragem técnica" tem como objetivo "melhorar o plano para tornar-se mais eficiente e adequado a realidade que vivencia uma pandemia".
A mudança se dá após as autoridades contestarem as regras que obrigam leitos a permanecer abertos sem necessidade e dificultam o progresso de regiões para as fases verde e azul, as últimas do plano de reabertura.
De acordo com as novas regras, para passar à fase verde, a mais permissiva antes da normalidade, a região não poderá ter mais de 75% dos leitos ocupados, diferentemente dos 60% previstos antes da atualização.
Você viu?
Para chegar à fase verde, é preciso ter no máximo 40 internações a cada 100 mil habitantes e 5 mortes a cada 10 mil habitantes, de acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Na última atualização, nenhuma região regrediu de fase, enquanto as regiões de Campinas e Araçatuba avançaram para a fase 3-laranja e Araraquara chegou à fase 2-amarela.
Outro problema relatado foi a necessidade de vagas em hospitais para cirurgias eletivas. Suspensos desde o avanço da pandemia, estes procedimentos também estão em processo de retomada, assim como o tratamento de doenças crônicas.
Aguarde novas informações