Baixada Santista e outras 9 regiões de São Paulo avançam no plano de reabertura

10 regiões avançaram de fase no Plano São Paulo de reabertura econômica e nenhuma regrediu. A capital se manteve na fase amarela pela terceira semana consecutiva

Doria anuncia que Vale do Ribeira avança duas fases no plano de flexibilização das medidas de isolamento social
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Doria anuncia que Vale do Ribeira avança duas fases no plano de flexibilização das medidas de isolamento social

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), atualizou nesta sexta-feira (10) a situação das regiões no  Plano São Paulo de reabertura gradual das atividades econômicas.  Dez regiões progrediram para fases mais permissivas; nenhuma retrocedeu.

Foto: Divulgação/ Governo de São Pauo
Governo atualizou as fases do Plano São Paulo de acordo com a região

A Baixada Santista, que estava na fase laranja, progrediu para a fase amarela, que permite a reabertura de bares e restaurantes. Na Grande São Paulo, a região sudoeste - onde ficam Taboão da Serra e Itapecerica da Serra - seguiu o mesmo caminho. 

Além destas, a região onde ficam os municípios de Guarulhos e Mogi das Cruzes também seguiram para a etapa amarela. No Vale do Ribeira, a cidade de Registro avançou para a mesma fase.

Já na Região Oeste, cidades como Osasco e Barueri saltaram da fase laranja para a etapa seguinte. No Vale do Ribeira, Registro avançou duas fases, saindo da vermelha para a amarela. 

Algumas regiões avançaram da fase vermelha, a mais restrita, para a etapa laranja: Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba, Marília e Piracicaba. Nesta fase, é permitido abrir o comércio por 4 horas diárias ou por até 6 horas desde que os comerciantes fechem 3 dias por semana.

Você viu?

Foto: Divulgação/ Governo de São Pauo
As atualizações de fases do Plano São Paulo

"Nós vemos, pelo ângulo da evolução da pandemia, uma maior estabilização do número de casos e internações principalmente na RM e já começamos a ver também em municípios do interior. As regiões Oeste e Leste, Baixada Santista e Registro tiveram melhoras siginificativas", disse Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.

"Destacando também que o retrato do interior muda bastante, da migração da fase vermelha para a fase laranja. Agora temos algumas regiões que precisam ter medidas mais restritivas: Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba. Essas regiões tiveram um presença significativa da pandemia", continuou.

A capital se manteve na fase amarela pela terceira semana seguida. As atualizações acontecem a cada 14 dias.

"A consolidação da capital mais uma vez, seguindo com índices importantes; a Grande SP avançando também nessa desaceleração, as Regiões Oeste e Leste, levando a cerca de 50% da população de SP já na fase amarela a partir de agora; somando isso a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, as regiões litorâneas vindo para a fase amarela também, consolidando os números, e o interior em várias regiões com uma desaceleração importante. Temos hoje cerca de 83% da população nas fases amarela e laranja", complementou o secretário de Desenvolvimento Regiona, Marco Vinholi.