Gastos públicos de 84 parlamentares sobem durante a pandemia

Em período de sessões remotas, parte dos deputados e senadores passa a gastar mais com viagens e divulgação de atividades

O uso da verba indenizatória no Congresso diminuiu neste ano, já que houve menos gastos com passagens aéreas e com transporte na pandemia do novo coronavírus (Sars-coV-2).

Sede do Senado no Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Sede do Senado no Brasil

A despesa dos congressistas caiu de R$ 59 milhões em março, abril e maio de 2019 para R$ 36 milhões no mesmo período em 2020. Mesmo assim, 84 deputados e senadores aumentaram gastos no período de sessões remotas, segundo levantamento do jornal O Globo .

Apesar da recomendação da Organização Mundial de Saúde ( OMS ) para que todos ficassem em casa para conter a Covid-19 , há parlamentares que continuaram viajando normalmente. Deputados e senadores têm fretado aeronaves e barcos e gastado com combustível para aviões particulares com o objetivo de contornar a ausência de voos comerciais destinados a cidades médias e pequenas.

No período da pandemia , três deputados federais usaram a verba da cota parlamentar para alugar barcos e 12, para alugar aviões.