Reabertura é adiada em BH e só serviços essenciais funcionam

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, afirma que vírus está sob controle, mas não descartou possibilidade de colapso

Alexandre Kalil pediu que população acredite na ciência, que 'deu certo no resto do mundo'
Foto: Divulgação
Alexandre Kalil pediu que população acredite na ciência, que 'deu certo no resto do mundo'


Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou que a cidade vai retomar medidas de isolamento social e adiar a reabertura . Decisão foi tomada após aumento do número de casos em Minas Gerais. Na próxima segunda-feira (29), apenas serviços essenciais abrirão, retomando a Fase 0. O prefeito chegou a informar que Fase 3 seria adiada .



O afrouxamento das medidas restritivas ao comércio se iniciou na cidade no dia 25 de maio. A retomada das atividades econômicas foi expandida no dia 8 de junho.

Você viu?

No entanto, a ação municipal aumentou a incidência da Covid-19 na capital mineira, além de aumentar número de óbitos e ocupação de leitos na rede pública. Com o recuo por parte do governo municipal, poderão funcionar na cidade apenas serviços de saúde, farmácias, supermercados, clínicas e laboratórios.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Belo Horizonte tem 4.977 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 109 óbitos.

"Quando fui alarmista, quando avisei que o bombardeio ia chegar, todos os aproveitadores de plantão usaram muito isso (contra mim). Então, quero avisá-los que o bombardeio chegou à nossa cidade e nós vamos tentar controlá-lo", afirmou Kalil.

"Eu, como prefeito, sentado aqui, peço desculpas a todos aqueles que respeitaram tanto este isolamento neste momento”, acrescentou.

Kalil pede ainda que a população deve “respeitar a ciência”, já que medidas baseadas em informações científicas “deram certo no mundo inteiro”. “Não há outro caminho. Estamos em descontrole? Não. Segundo fui informado pela equipe da Covid-19, não. Mas podemos chegar perto do colapso ou do descontrole", informou o prefeito.