Marília não segue determinação de fechamento do governo de SP
Cidade teve reclassificação para a fase vermelha, a mais restritiva de todas
Por iG Último Segundo |
A cidade de Marília decidiu seguir na contramão e não vai manter as medidas restritivas da pandemia de coronavírus, após ser reclassificada pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) para a fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo, a mais restritiva de todas, informou o G1.
Leia também:
- São Paulo comprou respiradores com preço acima do mercado, diz MP
- Bolsonaro vê "exagero" no combate à pandemia de Covid-19
- Mundo registrou 1 milhão de casos de Covid-19 em apenas 8 dias, diz OMS
Você viu?
Nesse caso, a prefeitura afirmou que vai manter o município na fase 2 (laranja), situação de maior flexibilização das atividades econômicas. De acordo com o prefeito Daniel Alonso (PSDB), a escolha é baseada na decisão judicial do dia 10 de junho, que deu à cidade mais autonomia para decidir sobre a flexibilização da quarentena.
Porém, a liminar emitida pelo Estado obriga a cidade a cumprir as determinações, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Tanto que, nesta segunda-feira (22), a prefeitura foi notificada por descumprir as medidas .
Em entrevista à TV TEM, Vinholi declarou que especialistas indicam riscos na região, já que os casos de coronavírus cresceram 137% na última semana e 40% no número de óbitos pela doença.
Em contrapartida, o prefeito argumentou que Marília tem apenas 30% de ocupação dos leitos de UTI e que está monitorando os dados para definir as estratégias municipais.