Saúde justifica alto número de casos de Covid-19 por erro em exportação de dados
Em nota, ministério informa erro na exportação de dados da dos estados da Bahia, Rio e São Paulo
Por iG Último Segundo |
O Ministério da Saúde divulgou nota na noite de hoje (19) em que justifica o alto número de casos de Covid-19 em 24 horas . Motivo teria sido instabilidade na exportação de dados por parte dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo na última quinta-feira (18).
Hoje, o registro em 24 horas foi de 54.771 novos casos, o que fez Brasil alcançar a marca de mais de 1 milhão de casos . A somatória desses três estados corresponde a 27.436 casos hoje.
A pasta ressaltou novamente as maneiras de exportação de casos que podem ser utilizadas pelos estados, sendo um pelo sistema e-SUS Notifica, diretamente de um aplicativo, e outro por aplicação (API), que é mais indicado por ser mais leve para grandes volumes de dados.
“Ocorre que algumas unidades da federação utilizaram o aplicativo para exportação de dados, o que não é recomendado”, explica o documento.
Você viu?
A nota afirma ainda que o ministério reforçou a orientação aos estados que tiveram problemas e que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) “trabalha para oferecer esta mesma tecnologia (aplicativo) para os municípios que tenham um grande volume de dados”.
O documento fecha afirmando que com o encerramento desta semana, que acontecerá amanhã, viabilizará “maior precisão” na análise da evolução da pandemia no Brasil
Confira a nota na íntegra
O Ministério da Saúde esclarece que o aumento no número de casos registrados de ontem para hoje se deu, em parte, devido a uma instabilidade na rotina de exportação dos dados relatados, principalmente, pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo na última quinta-feira (18). Juntos, estes estados representaram um incremente de 27.436 casos novos em relação ao dia anterior.
É importante destacar que existem duas formas de exportação de dados do sistema e-SUS Notifica: diretamente do aplicativo ou por meio de uma aplicação (API). Este último utiliza tecnologia mais leve e é indicado para grandes volumes de dados, caso de secretarias estaduais de saúde e de grandes municípios. Ocorre que algumas unidades da federação utilizaram o aplicativo para exportação de dados, o que não é recomendado.
O Ministério da Saúde prontamente orientou estas localidades a usar somente a exportação via API, que já vinha sendo utilizada pelos estados em momentos anteriores. Em todo caso, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) trabalha para oferecer esta mesma tecnologia (aplicativo) para os municípios que tenham um grande volume de dados.
Por fim, cabe destacar que o encerramento da semana epidemiológica no sábado (20/06) permitirá avaliar com maior precisão a variação de casos novos nesta semana em relação à anterior.