Rompimento de barragem deixa desabrigados em Pernambuco
População ribeirinha de pelo menos três municípios do Agreste pernambucano foram retiradas de casa após barragem que represava rio romper
Por iG Último Segundo |
Moradores de áreas ribeirinhas de três cidades do Agreste de Pernambuco foram evacuados na noite desta segunda-feira (15) após uma barragem romper na zona rural do município de Sairé. A barragem represava água do Rio Sirinhaém.
O rompimento, registrado por volta das 16h desta segunda, ocorreu após alto volume de águas das chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e o Agreste do estado. A área de rompimento da barragem Guilherme Pontes fica em um sítio de propriedade privada.
Leia também
- Rio-Santos fica interditada após barragem ceder em São Sebastião
- Justiça determina medidas para reduzir riscos em Brumadinho
- Barragem de água se rompe em Novo Cruzeiro, em Minas Gerais
Até o momento, moradores da cidade de Sairé, Barra de Guabiraba e Cortêsestão sendo retirados de áreas de risco pelas defesas civis. Não há um número exato de pessoas desabrigadas até o momento, mas só na cidade de Barra de Guabiraba a estimativa é de que mil pessoas tenham sido retiradas de casa. Duas outras cidades que ficam no curso do mesmo rio, Gameleira, e Ribeirão, localizados na Zona da Mata, estão em estado de alerta.