Demissão ocorreu após reclamação do presidente Jair Bolsonaro
José Dias/PR
Demissão ocorreu após reclamação do presidente Jair Bolsonaro

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, exonerou autores de nota técnica da pasta que recomendavam a continuidade dos serviços de saúde que garantem o acesso a métodos contraceptivos de emergência e ao aborto permitido em lei durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: 

A demissão ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro reclamar nas redes sociais, nesta semana, da nota, à qual chamou de "minuta de portaria apócrifa sobre aborto que circulou na internet".

Foram exonerados Flávia Andrade Nunes Fialho do cargo de Coordenadora de Saúde das Mulheres, e Danilo Campos da Luz e Silva do posto de Coordenador de Saúde do Homem, ambos da Coordenação-Geral de Ciclos da Vida, que faz parte da Secretaria de A tenção Primária à Saúde da pasta.

Você viu?

Também assinou a nota técnica Maria Dilma Alves Teodoro, diretora substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do ministério. O documento foi divulgado e, sistema interno pelo ministério e repassado a estados e municípios.

Desde que a nota técnica passou a circular nas redes sociais, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro atacaram o texto, dizendo que o aborto seria ampliado na rede pública de saúde.

O documento, no entanto, cita diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) para afirmar que os serviços de atendimento à saúde sexual e reprodutiva, como o acesso a contraceptivos e direito ao aborto nos casos previstos em lei , devem ser considerados essenciais e não podem parar devido à pandemia no país.

"Segundo a OMS, as unidades que oferecem serviços de SSSR (saúde sexual e reprodutiva) são consideradas essenciais, e os serviços não devem ser descontinuados durante a pandemia do COVID-19. Tendo em vista a desigualdade social no país, a dificuldade de oferta de alguns serviços de saúde para as populações vulneráveis nos diferentes estados, surge a necessidade de ações equânimes para assegurar o acesso a SSSR de qualidade, com vistas a reduzir a gravidez não planejada e eliminar a violência contra mulher", afirma a nota técnica.

"Os fatores relacionados acima têm potencial para impactar diretamente na SSSR das adolescentes e mulheres. Portanto, devem ser considerados como serviços essenciais e ininterruptos a essa população: os serviços de atenção à violência sexual; o acesso à contracepção de emergência; o direito de adolescentes e mulheres à SSSR e abortamento seguro para os casos previstos em Lei; prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo diagnóstco e tratamento para HIV/AIDS; e, sobretudo, incluindo a contracepção como uma necessidade essencial", aponta em outro trecho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!