Bauru e Barretos são "pontos de atenção" e podem retroceder planos de reabertura

De acordo com indicadores do plano São Paulo, regiões apresentam previsão de avanço da pandemia

Mapa aponta em quais fases de flexibilização cada região está
Foto: Reprodução/Governo de SP
Mapa aponta em quais fases de flexibilização cada região está

Uma análise de tendência sobre o avanço da pandemia de Covid-19 em cada área do estado de São Paulo aponta que as regiões administrativas de Bauru e Barretos estão classificadas como "pontos de atenção". O estudo foi realizado pelo próprio governo do estado e apresentando nesta quarta-feira em coletiva de imprensa.

Leia mais: Mortes por Covid-19 ultrapassam 8,2 mil em São Paulo

Atualmente, ambas a regiões recebem a classificação amarela, que representa a "fase 3", de flexibilização . Apesar disso, caso os municípios não controlem o avanço da pandemia, devem retroceder para a fase laranja, que representa o nível de "controle". A fase significa, além de atenção mais rigorosa, uma lista menor de serviços com permissão para funcionar sob um  protocolo de restrições.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patrícia Ellen, os indicadores têm como principal objetivo prever necessidades futuras em relação à flexibilização ou endurecimento de medidas. Com análises semanais, o estudo aponta tendências considerando a manutenção de taxas de ocupação, número de mortes e casos confirmados no município.