Cariocas ignoram máscara em orlas
Agência O Globo
Cariocas ignoram máscara em orlas


Dia de outono com bom tempo, a sexta-feira fechou a semana com mais cariocas saindo às ruas. Até as 16h, o Centro de Operações Rio havia registrado 11.700 pessoas circulando pela cidade, um aumento de 22,4% em relação à quinta, quando havia 9560 pedestres nas vias públicas. Consequentemente, a taxa de isolamento social caiu: às 18h, a capital registrava um índice de 76%. Na quinta, era de 81%.

Leia também: Grampo revela ação de acusados em fraudes na Saúde do Rio durante pandemia

Na orla da cidade, ciclistas e surfistas aproveitavam o sol para se exercitar. Na Barra da Tijuca, pelo menos sete surfistas foram flagrados pegando onda ao mesmo tempo, enquanto, na ciclovia, alguns pedalavam.

No mar do Leblon, banhistas se refrescavam com um mergulho; no calçadão, pessoas caminhavam, parte delas sem máscaras . A cena também se repetiu em Ipanema.

Você viu?

A queda no isolamento é ainda maior se comparada à última sexta-feira, quando foi registrado um índice de 86% na capital. Os números são baseados num levantamento feito pela prefeitura, em parceria com a empresa Cyberlabs, a partir de câmeras de trânsito espalhadas pela cidade.

Entre os bairros analisados, Botafogo é o que apresentava menor isolamento social: 63% nesta sexta-feira, uma queda considerável em relação à quinta (71%). Em seguida, vinha Jacarepaguá, com 68%. Um dia antes, o bairro registrava 72%.

Leia também: Após almoço com Bolsonaro, Crivella estuda reabertura no Rio "nos próximos dias"

Nos dois dias, ambos eram os únicos bairros analisados que apresentavam isolamento menor que 75%. O índice representa a porcentagem de pessoas a menos nas ruas em relação a um dia normal antes da pandemia do novo coronavírus .

De acordo com outro levantamento realizado pela prefeitura, desta vez a partir do sinal de celular de usuários da operadora TIM, Campo Grande foi o campeão em aglomerações nos últimos dois dias: até as dez da manhã de quinta, eram mais de 8.600 pessoas nas ruas. Nesta sexta, apesar de o número ter caído para 5.510 transeuntes, o bairro ainda estava bem à frente do segundo colocado, Guaratiba, onde 4.460 cariocas circulavam. Em seguida, vinham Rocinha (4.389), São Cristóvão (4.310) e Santa Cruz (4.200).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!