São Paulo vai considerar resultados da semana para decidir sobre mega rodízio

Na ausência do prefeito Bruno Covas, informação foi divulgada pelo governador João Doria

Rodízio de veículos busca incentivar distanciamento social em São Paulo
Foto: Reprodução/ CET
Rodízio de veículos busca incentivar distanciamento social em São Paulo

Em coletiva de imprensa transmitida nesta sexta-feira (15), o governador de São Paulo, João Doria , afirmou que "existem avaliações diárias" sobre o rodízio ampliado de veículos implantado na capital paulista. A questão foi abordada pelo governador devido a ausência do prefeito Bruno Covas, que segue em afastamento temporário por motivos de saúde.

"Quero esclarecer que a decisão é do prefeito de São Paulo, que tem uma boa equipe de planejamento e engenheiros na área de transportes. Existem avaliações diárias sobre o mega rodízio . Hoje deve ser feita uma avaliação ampla para tomar a decisão de manutenção ou não do mega-rodízio", disse Doria, que afirmou que os dados de toda a semana devem ser considerados no estudo.

Leia mais: Mortes por Covid-19 em São Paulo chegam a 4,5 mil

Polêmico, o mega-rodízio desagradou parte da população, que julga ineficazes as restrições sobre transporte particular. Um dos argumentos foi o registro de aumento no fluxo de pessoas no transporte público da cidade, causando ainda mais aglomerações e menos isolamento social.

Em entrevista ao SPTV na terça-feira (12), o prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que o atual modelo de rodízio irá se extender até que a cidade atinja uma taxa de isolamento social que esteja entre 55% e 60%, índice similar ao do começo da pandemia , em março. A taxa, porém, não apresentou aumento durante a semana e segue entre 46% e 48%, abaixo do mínimo necessário.