Hospitais de campanha têm 231 leitos vazios e 900 pessoas em espera, no Rio

Há previsão de abertura de mais vagas nos próximos dias. Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que a ocupação é gradativa

Um dos hospitais de campanha para combater novo coronavírus foi construído em 19 dias no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Um dos hospitais de campanha para combater novo coronavírus foi construído em 19 dias no Rio de Janeiro

Enquanto 900 pacientes com suspeita ou contaminados pela Covid-19 estão à espera de internação, 231 leitos dos três hospitais de campanha do governo do Estado permaneceram vazios na manhã desta quinta-feira, segundo reportagem do G1. E apesar de dois dos três hospitais do estado serem administrados pela iniciativa privada — o da Lagoa-Barra, no Leblon e do Parque dos Atletas, no Riocentro — a fila é única e monitorada pela Central Estadual de Regulação. Ou seja, a distribuição dos pacientes para os leitos disponíveis em todo o estado é gerida pela administração pública.

Leia também: No Rio, 19 familiares de Bolsonaro estão sob investigação

Na última atualização feita pela Secretaria estadual de Saúde, as três unidades tinham 450 leitos disponíveis e 219 pacientes internados. A secretaria informou ao G1 que "os leitos dos hospitais de campanha serão ocupados de forma gradativa seguindo protocolo e preservando profissionais de saúde e pacientes" e que a "entrada dos pacientes é feita por intermédio da Central Estadual de Regulação". A pasta ainda não respondeu a esse questionamento sobre os novos números.

Hospitais de campanha do estado

  • Total de pacientes internados: 219
  • Total de leitos vazios: 231
  • Total de leitos disponíveis: 450
  • Total de leitos prometidos: 800

O Hospital de Campanha do Maracanã, por exemplo, tinha 142 leitos ociosos até a quarta-feira. Com 28 leitos de UTI ocupados, a unidade tem 170l disponíveis A promessa do governo do Estado é de que até a próxima sexta-feira o hospital terá 400 leitos em atividade, 200 deles de UTI.

Leia mais: Bolsonaro encontrou antigo chefe da PF do Rio, após ele ser nomeado para cargo

Já no Hospital de Campanha do Leblon , há 170 pacientes internados, sendo 82 deles em leitos de UTI. Segundo apuração do G1, 30 leitos estavam vazios há espera da distribuição de pacientes feita pelo Estado, segundo a última atualização da prefeitura. Desde o início da semana, a unidade, construída com doações de um grupo de empresas e administrada pela Rede D'Or, tem sua capacidade máxima de 200 leitos disponíveis, dos quais 100 deles de UTI.

No Parque dos Atletas, o mais recente hospital de campanha aberto, tinha, até quarta-feira, 21 pacientes internados, sendo 19 em UTI. A unidade tem 80 leitos já prontos,e a promessa de 120 leitos estejam construídos no local até o próximo dia 22. Ao todo estão planejados 50 leitos de UTI e 150 de enfermaria. O hospital teve sua construção financiada pela iniciativa privada e é administrado pela rede D'Or.