Teich defende cloroquina com 'avaliação médica'
Em seu twitter, ministro compartilhou também um link que contém lista com evidências na literatura sobre diagnóstico e tratamento da doença.
Por iG Último Segundo |
O ministro da Saúde, Nelson Teich , publicou hoje (12) em sua conta no Twitter uma mensagem defendendo o uso da cloroquina em tratamentos contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2).
O ministro da saúde, porém, reforçou que o uso o remédio ocasiona efeitos colaterais e, sendo assim, só deve ser prescrito "com base em avaliação médica ", escreveu.
O @minsaude em 23.03 informou que a cloroquina pode ser prescrita para pacientes hospitalizados ( https://t.co/vf8vjq9nKc ). O @Medicina_CFM , em 23.04, entendeu a excepcionalidade em que vivemos e possibilitou o uso em outras situações ( https://t.co/AKGELVJPl8 ).
— Nelson Teich (@TeichNelson) May 12, 2020
O pedido pela prescrição da cloroquina tem sido fortemente endossado pelos Bolsonaristas, mesmo após algumas pesquisas apontarem a não efetividade do fármaco no tratamento da Covid-19 . Ontem (11), a hashtag #TeichLiberaCloroquina chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Brasil.
Veja também: Governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para 43,4% da população, aponta pesquisa
O ministro também afirmou que ele e sua equipe acompanham as pesquisas no país e no exterior sobre possíveis tratamentos para a Covid-19 e divulgou um link para uma página no site do Ministério da Saúde que contém lista com evidências na literatura sobre diagnóstico e tratamento da doença.
Veja mais: Presídios de São Paulo têm 117 detentos infectados e 8 óbitos por Covid-19
Teich disse, ainda, que mantém contato com pesquisadores e laboratórios para garantir a oferta de uma vacina para a população brasileira, assim que ela existir. “Queremos também nos preparar para a possível descoberta de uma vacina contra a doença", publicou.