Hospital de campanha no RJ, de 500 leitos, recebe primeiros pacientes

Entre eles há uma idosa de 76 anos em estado grave que foi internada na UTI

Hospital Campanha Riocentro tem 400 leitos de enfermaria e 100 de UTI
Foto: Divulgação Prefeitura do Rio
Hospital Campanha Riocentro tem 400 leitos de enfermaria e 100 de UTI

Quatro pessoas, entre elas uma idosa de 76 anos em estado grave, deram entrada na noite de sexta-feira (1) no hospital de campanha da prefeitura do Rio de Janeiro, no Riocentro, segundo nota divulgada pelo município na manhã deste sábado (2).

Ainda de acordo com a prefeitura, os pacientes foram encaminhados pela Central Unificada de Regulação, vindas de unidades de urgência e emergência. Elas ocupam o primeiro módulo aberto inicialmente com os primeiros 100 leitos disponíveis, dos quais 20 de UTI e 80 de enfermaria.

A idosa foi encaminhada para a UTI. Os outros três internados, segundo a prefeitura, são homens de 65, 51 e 33 anos.

Leia ainda:  Covid-19 – Sem espaço, hospital do Rio acumula corpos em macas

A capacidade máxima da unidade é de 500 leitos, sendo 100 de UTI e 400 de enfermaria. Nesta sexta-feira, o prefeito Marcelo Crivella informou que a falta de profissionais e de equipamentos impediu o funcionamento total do hospital de campanha.

"Os demais 400 leitos da unidade de campanha da prefeitura, construída emergencialmente no Riocentro, serão ativados progressivamente, conforme a chegada, na semana que vem, dos respiradores e demais equipamentos de saúde adquiridos pelo município na China. É necessária ainda a contratação de profissionais de saúde suficientes para atender os pacientes, já que vários deles no município estão afastados devido à Covid-19 e ainda por prevenção, por terem doenças associadas", diz a prefeitura.

Segundo o município, esforços estão sendo feitos para que os profissionais de saúde aceitem o chamado. Entre os atrativos estão "hospedagem e passagem de graça para os que vierem de outros estados, além do pagamento que, para os médicos, pode variar entre R$ 6 mil e R$ 21 mil, conforme a carga horária".