Caiado propõe que estados com UTIs sobrando recebam doentes de outras regiões

Governador de Goiás deve fazer sugestão hoje ao ministro Nelson Teich; segundo Caiado, Goiás poderia disponibilizar 40 leitos em um primeiro momento

O governador de Goiás , Ronaldo Caiado (DEM-GO), vai sugerir ao Ministério da Saúde que os estados com leitos de UTIs disponíveis recebam pacientes de outras regiões cujo sistema de saúde apresenta colapso.

Foto: Agência Brasil
Governador de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado

"É o mínimo de solidariedade que podemos ter", diz ele. "Cada colega de cada estado, de cada município, que tiver condições, faria o mesmo. Não custa nada", afirmou o governador .

Os governadores do centro-oeste farão hoje (30) uma reunião remota com o ministro Nelson Teich , na qual essa e outras propostas devem ser propostas.

Leia mais: Secretaria de SP diz que fala de Bolsonaro sobre isolamento é "irresponsável"

"Qual é o fundamento do SUS ? Não é um sistema tripartite, de União, estados e municípios? Se tem essa fusão dentro do sistema, nada mais lógico do que pactuarmos uma solução nacional", seguiu Caiado.

Em Goiás, 35% dos leitos de UTI e unidade semi-intensiva de saúde estão ocupados. O estado registra 705 casos confirmados da doença e 8.612 suspeitos. São 94 pacientes internados e 27 óbitos  contabilizados.

Veja também: Ministro da Saúde conversa com Doria e defende isolamento

Caiado informou que vai pedir que o governo federal organize o sistema para isso, auxiliando com equipamentos e suportes. ​"Para pacientes graves, graves mesmo, eu poderia disponibilizar 40 leitos neste momento", completou.